Como começar a cultivar um bonsai

Cuidar de um bonsai, apesar de não ser uma tarefa difícil, requer muita dedicação, tempo e paciência. Por isso, vamos lhe ajudar a entender como começar a cultivar um bonsai.

Como começar a cultivar um bonsai

O primeiro passo é adquirir uma árvore, o que pode ser feito através da compra de um pré-bonsai (material bruto para ser podado e aramado) ou utilizando uma das várias técnicas de cultivo possíveis. Muito importante, porém, é selecionar uma espécie de árvore que se adapte às suas circunstâncias.

Você está interessado em manter as árvores em ambientes fechados (o que limita suas opções a árvores (sub)tropicais que podem sobreviver dentro de casa), ou você gostaria de colocar seus Bonsai fora de casa?

Neste último caso, a maioria das árvores não tropicais se desenvolve perfeitamente bem, desde que elas sejam protegidas tanto da luz solar intensa quanto das temperaturas de congelamento. Uma aposta segura é escolher uma espécie de árvore nativa.

Dicas para começar a dar forma ao seu bonsai

  • Se dois galhos ocorrerem na mesma altura da árvore, mantenha um deles e remova o outro.
  • Retire os galhos com voltas e retorcidos não naturais.
  • Retire os galhos desproporcionalmente grossos do topo da árvore.

Outra técnica importante para modelar Bonsai é a aramação. Enrolando arame de alumínio anodizado (ou cobre recozido) cuidadosamente em torno de galhos, é possível dobrá-los e moldá-los, pelo menos até certo ponto.

A aramação pode ser aplicada durante todo o ano, mas certifique-se de remover o arame antes de começar a marcar os galhos que ficam mais grossos.

Cuidados diários e manutenção

Agora que você já sabe o básico para cuidar do seu bonsai, veja os cuidados que devem existir para mantê-lo bonito e saudável.

A frequência com que árvores de Bonsai precisam ser regadas depende de uma série de fatores, incluindo as espécies de árvore, o tamanho do vaso e o clima. O excesso de rega pode resultar no apodrecimento da raiz, uma das causas mais comuns de morte.

No entanto, como os Bonsai são plantados nestes vasos pequenos, eles também tendem a secar muito facilmente.

Como começar a cultivar um bonsai - Primeiros passos

Escolher a mistura de solo certa e transplantar regularmente (em média a cada dois anos, para garantir que as árvores não pulem do vaso, o que torna difícil absorver e armazenar água) é crucial para manter a sua árvore saudável.

Uma regra importante para a rega é verificar com que frequência a sua espécie de árvore específica precisa ser regada, e, quando regar, fazer isso completamente (para garantir que o solo absorva a água corretamente).

Além da rega e do transplante, a adubação é outra coisa importante a ter em mente. Uma vez que as árvores são colocadas em vasos pequenos, com pouco espaço e nutrientes disponíveis, adubar regularmente na estação de crescimento da árvore é fundamental para mantê-la saudável.

Mais uma vez, depende das espécies de árvores, quando, quanto e com que frequência elas precisam ser adubadas. A marca ou o tipo de fertilizante (líquido ou sólido) não importa tanto, desde que você tenha certeza de aplicar quantidades menores do que as plantas normais exigiriam.

Como começar a cultivar um bonsai.

Como começar a cultivar um bonsai
5 (100%) 1 vote

As 6 espécies de Bonsai para INICIANTES

Deixe um comentário